RPC-COMMERCE | Facilidade na compra e agilidade na entrega.
Ofertas
domingo, 3 de junho de 2012
Saiba mais sobre os hábitos dos mosquitos da dengue
As fêmeas do mosquito Aedes aegypti têm maior atividade locomotora quando estão infectadas pelo vírus da dengue. Esse foi o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz, no Rio. Em comparação com fêmeas não infectadas, elas apresentaram aumento que varia de 10% a 50% na atividade. Segundo os pesquisadores, a mudança de comportamento pode estar relacionada ao relógio circadiano, como é chamado o mecanismo interno que controla os ritmos biológicos com período de aproximadamente 24 horas. O resultado da pesquisa pode ajudar a conhecer melhor os hábitos do Aedes e, assim, ajudar nas estratégias de combate ao mosquito transmissor da doença.
Iniciado em 2008, o estudo monitorou a atividade locomotora de mosquitos infectados e não infectados pelo sorotipo 2 do vírus da dengue.
O uso de dispositivos elétricos luminosos que brilham, atraindo os mosquitos pela luz azul são eficientes para eliminar certo número de mosquitos (de ambos os sexos), mas não são definitivos na prevenção de picadas, visto que a atração individual e o instinto das fêmeas são preferenciais ao estímulo luminoso da armadilha.
Em áreas abertas, os dispositivos luminosos atraem um número maior de insetos para sua região.
Marcadores:
armadilha
,
Dengue
,
fêmea do mosquito.
,
luz azul
,
Mosquitos da dengue
,
pernilongos
,
repelente
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário