A pimenta-preta, também conhecida como pimenta-redonda e no Brasil como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Por essa razão foi utilizada desde a Idade Média para disfarçar o sabor dos alimentos em vias de decomposição.
Pimenta do Reino Preta |
Com origem na Índia, possui três variedades: branca, verde e preta.
Variedades de Pimenta do Reino |
Por ser um estimulante gástrico, auxilia na cura de inchaços, de cólicas, náuseas, falta de apetite e diarreia.
Um dos principais componentes é o fitoquímico piperina, substância que lhe confere o sabor picante. Uma curiosidade, é que quando inalada, a piperina causa irritação no nariz, chegando a fazer com que a pessoa espirre. Entretanto, é essa substância a maior responsável pelos benefícios desta pimenta.
Temperos frescos são o toque especial de qualquer boa receita, assim, o primeiro passo é ter o aparelho certo para moê-los na hora e garantir o melhor sabor.
Moedor de Pimenta de madeira |
A pimenta do reino é fonte de cálcio, potássio, fibras, magnésio, ferro, manganês, das vitaminas C e K, aumenta a circulação sanguínea, cura febres, e pelo seu poder em quebrar as células de gordura presentes no organismo, além de ser ótima para ajudar a queimar gordura.
Quando em forma de óleo essencial, pode ser aplicada para reduzir dores no corpo, e estimular o sistema endócrino. Fortalece a mente, e ajuda a reduzir os sintomas, quando inalado durante uma crise de epilepsia. A inalação do óleo também elimina a tosse, reduz a asma, sintomas de bronquite e de constipação.
Nenhum comentário :
Postar um comentário